Boletim Federação Imaculada Conceição dos Mosteiros da OIC no Brasil
Dezembro de 2009 - Ano 02 - Número 17

 
 

Ave Maria Puríssima!

Publicamos neste espaço a homilia de Frei Fidêncio Vanboemmel, no dia 08 de dezembro, Solenidade de nossa Mãe Imaculada.
Que esta bela reflexão nos faça recordar nosso compromisso assumido como Concepcionistas, fiéis seguidoras de Cristo a exemplo de Maria, em sua Conceição Imaculada.

A Redação

Homilia de Frei Fidêncio Vanboemmel no dia 08/12/2009

Ave cheia de graça, o Senhor está contigo!

Meus caríssimos confrades, irmãos e irmãs em Cristo!

Ao celebrarmos hoje a solenidade da Imaculada Conceição de Maria, de certa forma toda a Província está voltada para esta casa de formação e voltada em forma de ação de graças para com os nossos confrades jubilandos.

Agradecermos a Deus Pai por todas as maravilhas que Ele tem operado na vida desses nossos confrades e irmãos.

Ave cheia de graça, o Senhor está contigo!

É o grande agrado de Deus em favor da criatura humana. É o grande favor de Deus em prol de Maria e ela cheia de graça não apenas ela, mas é a humanidade inteira que, com ela, naquela hora de graça recebe toda a benevolência, todo o agrado, todo o favor de Deus.

Ave cheia de graça!

Maria é toda bela; bela porque Deus olha para a criatura humana e olha com amor quando esta criatura também corresponde à graça de Deus. E aqui o nosso Pai São Francisco nos recorda numa de suas admoestações, dizendo: "Considera o homem a que excelência, a que grandeza Deus te chamou, criando e te formando à sua imagem".

E Maria, naquele momento, naquela hora, cheia de graça é exatamente expressão de toda a humanidade, de toda a criatura humana, criada à imagem e semelhança desse Deus. E não perdeu esta imagem, esta beleza por causa do pecado. Por isso, nós a chamamos hoje, carinhosamente na fé: Imaculada Conceição de Maria.

Imaculada porque não existe em Maria a maldade do pecado. Isso sem dúvida alguma é o grande dom de Deus, em vista, como diz o dogma da Imaculada, dos próprios méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

E hoje para nós, nesta manhã, o que a Imaculada Conceição tem a nos dizer quando aqui nos reunimos em ação de graças para celebrar os jubileus desses nossos confrades, irmãos na vida religiosa e no ministério sacerdotal? O que a Imaculada Conceição de Maria tem a dizer aos nossos confrades que hoje fazem nesta casa de formação a sua renovação anual dos votos?

Eu creio que a resposta encontramos na própria palavra de Deus que acabamos de ouvir. A primeira leitura nos fala de Eva. Também criada por Deus com amor, criada por Deus, colocada no jardim da vida. E a leitura do livro do Gênesis faz questão de dizer que esta mulher, Eva, é a mãe de todos os viventes. E por outro lado, o Evangelho de São Lucas nos apresenta Maria, também criada à imagem e semelhança de Deus, colocada neste Jardim, neste paraíso. O Evangelho diz que ela é a bendita entre todas as mulheres. Mas há entre Eva e Maria um grande contraste. A mãe de todos os viventes, contrasta com Maria cheia de graça, a bendita entre todas as mulheres da terra.

Olhemos para a própria palavra de Deus. No coração de Eva foi colocada também a semente do amor e Deus simplesmente pediu à criatura humana Eva a obediência à palavra. Ela não conseguiu escutar plenamente a palavra, não entendeu plenamente a palavra, inverteu a palavra de Deus quando precisou dar uma resposta a esta palavra no momento da tentação, no momento da fragilidade. Inverteu o mandamento de Deus. E a reposta qual foi? Não. E por causa do não veio o pecado; por causa do não veio a desgraça; por causa do não, o homem passou a viver a miséria própria da condição humana.

Diferente foi Maria. Pelo sim ela nos aponta para um outro caminho. Ou, pelo seu sim, ela de novo nos apresenta o caminho essencial de toda a criatura humana e de todos os filhos e filhas criados à imagem e semelhança de Deus.

Não foi apenas um sim, mas foi um gesto de obediência. O gesto para corresponder a esta graça que Deus estava oferecendo naquele momento. O gesto de liberdade plena, como ela também é a liberdade.

Ela diz: "Faça-se em mim segundo a tua palavra". Sim, realiza-se em mim. E por causa desse sim, por causa deste gesto de amor, Deus resgata a humanidade inteira através da graça que ele passa a operar no seio virginal, no momento da concepção.

Queridos irmãos, queridas irmãs! A Imaculada Conceição de Maria que hoje nos celebramos nada mais quer ser do que um grande convite a uma resposta generosa à palavra de Deus, ao projeto de Deus sobre cada um de nós.

Faça-se em mim segundo a tua palavra!

Para Maria foi difícil também. Ela coloca todas as dificuldades humanas, mas se deixa desafiar. Mais do que isso, ela acredita na Palavra de Deus.

Faça-se em mim segundo a tua palavra!

Queridos irmãos, queridas irmãs! O dia de hoje da Imaculada Conceição de Maria simplesmente quer nos dizer que o nosso sim, que aqui queremos renovar, é um sim a um projeto que Deus tem para nós. É concretizar de novo o sonho de Deus para com toda a humanidade, hoje particularmente com cada um de nós. 25 anos de vida religiosa, sacerdotal, 50, 60, primeiro ano, segundo ano, terceiro de profissão temporária. Simplesmente queremos dizer como São Francisco entendeu e fez a mesma leitura.
Faça-se em mim segundo a tua palavra!

Francisco traduz isso: É isso que quero, que desejo fazer de todo coração! E o que é fazer de todo o coração? Viver a vida e a Regra nossa franciscana e a vida e a regra nossa nada mais é também do que a encarnação desta palavra de Deus e como nos pede o Capítulo Geral da Ordem Franciscana, queremos viver em forma de ação de graças esse dom da Palavra de Deus na nossa vida e na nossa vocação.

Então, caríssimos irmãos e irmãs, muitas vezes nós também nos sentimos tentados pelo não, pelos caprichos do não, pelas solicitações do mundo, do século, experimentamos também, muitas vezes, a desobediência. Em nós também mora a velha Eva, mas que Maria, a cheia de graça, possa habitar, morar plenamente na nossa mística, na nossa espiritualidade como alimentou a espiritualidade de Francisco e Clara de Assis, para podermos assim também com Maria viver esta plenitude de Jesus na nossa história, na nossa vocação e na nossa missão.

Ao celebrarmos hoje, queridos irmãos e irmãs, a Imaculada Conceição de Maria, vamos todos nós, cheios da graça, dizer simplesmente o nosso sim com generosidade, com abnegação, a esta Palavra de Deus.

Domingo mesmo muito me encantou quando nós, à tarde, nos reunimos e cada irmão jubilando falou de sua vida, de sua caminhada, de sua história.

Momentos extremamente significativos e importantes. É bonito a gente, depois de uma data celebrativa - 25, 50, 60 anos - olharmos para trás e relermos a nossa história, a nossa vida a partir do mistério, da graça de Deus.

E esses nossos confrades, em nenhum momento se queixaram. Como Maria tiveram suas dificuldades, mas com a grandeza de Maria, ouvi em cada depoimento, em cada testemunho de nossos irmãos o desejo de simplesmente hoje dizer de novo:

"Faça-se em mim segundo a tua palavra!"

Obrigado a vocês por essa consagração, por esta dedicação à Ordem Franciscana, mas também pelo testemunho de vida, apesar de nossa pequenez.

Que esse gesto também - 25, 50, 60 anos - seja estímulo também para vocês (dirige-se aos frades estudantes) que estão renovando os votos, para inteiros dizer sim a esta palavra de Deus.

Que Maria Santíssima possa também estimulá-los a serem generosos à palavra de Deus, ao chamado de Deus. Amém!


Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM
Ministro Provincial
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil